quinta-feira, 8 de março de 2012


Falar de Alimentação
Atualmente, a Organização Mundial da Saúde também confirma que 80% de problemas prematuros de coração, AVC e diabetes tipo II, além de 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados se corrigíssemos nossos hábitos alimentares.

A alimentação é, um dos fatores comportamentais que mais influenciam a nossa qualidade de vida, já que é por meio dela que podemos manter a saúde e prevenir doenças.
A alimentação equilibrada vai muito além de uma simples contagem de calorias e dietas pré-elaboradas para alguma finalidade, visto que ela aplica a ciência dos nutrientes, que procura manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem-estar de cada pessoa a partir do diagnóstico de como anda a relação entre as células e os nutrientes.

Princípios de uma alimentação equilibrada:

-Individualidade (cada pessoa é diferente da outra e, muitas vezes, o que é bom e saudável para uma pessoa pode ser maléfico para outra)

-Tratamento centrado e holístico (o foco não é a doença, mas o indivíduo, abordado como um todo, por meio de sinais e sintomas característicos)

-Equilíbrio Nutricional (a alimentação deve ter a quantidade adequada de nutrientes, como vitaminas, oligoelementos, sais, etc., e ainda, de extrema importância garantir que haja o adequado aproveitamento desses nutrientes pelas células, uma boa digestão é fundamental para a absorção.)

- Biodisponibilidade dos Nutrientes (você é o que você come, mas também o que absorve e elimina. Nesse sentido, é necessário manter esse equilíbrio)

-Saúde e vitalidade (Equilíbrio Físico, Mental e Emocional)

O ar que respiramos, o exercício que fazemos, as alterações emocionais por que passamos e, ainda, a nossa alimentação, gera inúmeros desequilíbrios. A alimentação natural e saudável é capaz de corrigi-los pela prevenção e também pelo tratamento de desordens que esses desequilíbrios podem gerar.

É necessário que tomemos atenção ao que comemos, e como comemos, sem pressas, serenamente, tornando os alimentos os próprios “ medicamentos”.
   






Maria Costa

Sem comentários: