quinta-feira, 15 de março de 2012

Ansiedade e alimentação


É normal que em algumas situações cotidianas as pessoas se sintam ansiosas, principalmente com a agitação da vida moderna. Mesmo sendo uma sensação comum, é difícil explicar o que é a ansiedade. De acordo com o dicionário, a palavra ansiedade quer dizer:

Desejo ardente
Aflição
Impaciência
Expectativa

É, desejar o que não tem, esperar o que não vem e não acontece, é uma sensação de infelicidade, de vazio.

Assim, a ansiedade está relacionada com a sensação de nervosismo ou impaciência causado pela espera. O sentimento também está associado ao risco de perigo, seja ele real ou imaginário. Nessas situações, é normal que se sinta vazio no estômago, nó na garganta, coração acelerado, aperto no tórax, transpiração, boca seca, tremores e outros sintomas.

Todos nós já sentimos na pele o que é a ansiedade, mas em alguns casos a sensação pode se tornar patológica, ou seja, uma doença. Isso acontece quando o indivíduo sente os sintomas da ansiedade com uma frequência maior que a comum. Nesse caso, o mal é chamado de Transtorno da Ansiedade, e deve ser tratado por profissionais entendidos do assunto.

Roer as unhas, sentir dificuldade para dormir, comer em excesso e baixa autoestima são algumas manifestações da ansiedade, que costumam incomodar bastante. No entanto, esses males podem ser amenizados com uma alimentação adequada. Para os ansiosos, alguns alimentos podem agravar as sensações incômodas, como o açúcar, o café, o chocolate e as bebidas alcoólicas. Esses alimentos aumentam a irritabilidade, a tensão e a depressão, tornando as pessoas mais ansiosas, no entanto temos a tendência par a as ingerir precisamente para suavizar e diminuir essas sensações.

Por outro lado, algumas opções alimentares podem reduzir a sensação de ansiedade, por possuírem substâncias que atuam em nosso organismo de forma positiva, como é o caso de algumas frutas, verduras e cereais. Além disso, uma vida saudável, com dieta balanceada e prática regular de desporto, podem ajudar no tratamento da ansiedade.

Alimentos que combatem a ansiedade

Alface









Contém lactucina, substância que funciona como calmante



Espinafre

 O espinafre é rico em ácido fólico, que funciona como antidepressivo natural. Quando as concentrações do ácido fólico estão baixas em nosso organismo, os níveis de serotonina também se reduzem. Além disso, o espinafre, e outras folhas verde-escuras, atuam como antioxidantes, melhorando o funcionamento cerebral
 


Citrinos




A vitamina C, presente nas frutas mais ácidas, ajuda a reduzir a produção do cortisol, hormônio que transmite a informação de stresse para todas as partes do nosso corpo. Assim, o consumo de frutos citrinos como limão, a laranja e a acerola, clementina, melhora o funcionamento do sistema nervoso, aumentando a sensação de bem-estar


Gema de ovo





É um alimento fonte de triptofano, um aminoácido capaz de reduzir a ansiedade. O triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar


Banana




Assim como no caso da gema de ovo, a banana é rica em triptofano, aumentando a libertação de serotonina. Para quem não sabe, a serotonina também é conhecida como “hormônio da felicidade” e níveis saudáveis dessa substância são fundamentais para que nos sintamos bem



São alguns exemplos  para uma alimentação que favorece  bem estar e evita a ansiedade.

Ao jantar comer comidas leves e em pequena quantidade, respirar fundo libertando o stress, são normas para evitar a ansiedade e o stress.


BOM APETITE


Maria Manuela Costa


Sem comentários: