quinta-feira, 23 de abril de 2015

NATUROPATIA


 
“ A saúde é um bem essencial
Cuide dela através da Naturopatia :

A Naturopatia é uma terapia que ensina o corpo a curar-se a si próprio, de acordo com os princípios da natureza. De uma forma geral, podem resumir-se em três as grandes áreas da naturopatia:
 - a educativa
 - a preventiva
 - a curativa
Na Naturopatia a prevenção é tão importante como a cura, por isso a acção do naturopata fundamenta-se na busca das causas e nas origens psicossomáticas da doença, nunca nos seus efeitos.
 Pratica uma medicina de interligação mente–corpo, e utiliza outras técnicas, como  homeopatia. Ao aplicar os princípios naturopatas de cura, os profissionais podem administrar substâncias fisiológicas, mecânicas, nutricionais, manuais  (massagens, uso de óleos )  e fitoterápicas.
O objectivo final é remover obstáculos ao funcionamento normal do corpo, aplicando forças naturais para restaurar as suas capacidades de recuperação e promover o processo de cura usando remédios naturais, libertando o corpo de toxinas ( detox) e promovendo os seus processos metabólicos.
Sendo uma terapêutica holística, a naturopatia procura abranger uma vasta área de patologias, desde anemias, artrite, alergias, dores menstruais, stresse, problemas de pele(psoriase,acne,etc), diabetes, menopausa, problemas de origem psicológica, osteoporose, patologias do tubo digestivo, desintoxicação, má circulação.
 A Naturopatia tem a vantagem de não apresentar toxicidade nem efeitos colaterais, sendo por isso segura quando destinada inclusive a desportistas, crianças, grávidas e idosos.
A Homeopatia é um sistema completo, tem uma Doutrina clínica e remédios específicos para cada pessoa.
A Homeopatia é segura, confiável e verdadeiramente personalizada.
O sistema baseia-se na ideia de que as substâncias que provocam os sintomas da doença em pessoas saudáveis ajudam a curar quando são administradas em quantidades muito diluídas a pessoas doentes que mostram os mesmos sintomas. Os remédios homeopáticos estimulam o sistema de cura do próprio organismo.
A terapêuta
Maria Manuela Costa

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Óleo de Onagra -Evening Primrose


ONAGRA –Evening Primrose
 

O óleo de Onagra(prímula, evening primrose) é extraído das sementes da planta medicinal Oenothera biennis L. (Onagraceae), um arbusto originário da América do Norte que apresenta flores amarelas bem delicadas. Popularmente o oléo de prímula é muito usado para prevenir sintomas comuns na fase que antecede a menstruação ou na aproximação da menopausa, embora essa propriedade não tenha sido comprovada cientificamente. O óleo é rico em ácidos graxos essenciais, os quais poderiam ser capazes de regular os hormônios femininos, sendo esta a principal propriedade por que este óleo se tornou conhecido. Mas, apesar dessa importante ajuda às mulheres, ele também tem outras propriedades que melhoram a saúde não só de mulheres, mas de homens também!



Este óleo não serve apenas às mulheres!

Este óleo é rico em ácidos gordos do  grupo do Ômega-6, principalmente ácido linoléico (LA) e ácido gama-linolênico (GLA), envolvidos indiretamente na síntese de prostaglandinas. Prostaglandinas, que são substâncias que atuam como hormônios, estão envolvidas em vários processos fisiológicos no organismo, inclusive na regulação do sistema imune, inibição do crescimento de células cancerígenas e alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual, a tão incômoda TPM! Sendo esta uma das mais conhecidas aplicações desse óleo. As mulheres são talvez as maiores adeptas do uso desse óleo, já que ele as beneficia sobremaneira, melhorando a vida de muitas que sofrem com os problemas hormonais.

Com este equilíbrio dos hormônios, o óleo de prímula também auxilia no tratamento da pele, devido sua ação de regulação da oleosidade e capacidade de manter a sua elasticidade.

Além destes, outros benefícios para a saúde são garantidos com o consumo do óleo de prímula, que pode ser adquirido em farmácias ou em lojas de produtos naturais e deve ser tomado todos os dias. Além da ingestão das cápsulas, o óleo pode ainda ser utilizado em temperos de saladas e molho, mas não deve ser aquecido.

Veja mais alguns benefícios comprovados do óleo de prímula que ajudam tanto as mulheres, quanto os homens

  • atua na redução de inflamações, agregação de plaquetas e tônus muscular;
  • reduz o colesterol ruim (LDL);
  • evita o envelhecimento da pele, mantendo-a saudável e hidratada;
  • age na regulação da temperatura corporal, gasto de energia pelo organismo e outras atividades;
  • trata artrite reumatoide;
  • eczemas;
  • dores no peito;
  • diabetes;
  • é ótimo fornecedor de ácidos GLA e LA; quando faltam esses ácidos no organismo, a imunidade diminui, há distúrbios orgânicos e de crescimento.

Apesar dos inúmeros benefícios trazidos pelo consumo do óleo de prímula, uma fonte rica em ácido graxos importantes para o organismo, deve se ter em mente que todas as indicações terapêuticas são baseadas no conhecimento da medicina popular. Vários estudos vêm sendo realizados nos últimos anos a fim de comprovar as vantagens medicinais do óleo, sendo que as pesquisas sobre as propriedades antitumorais, anti-inflamatórias e anti-envelhecimento da pele apresentaram resultados positivos.

  • Entretanto, os estudos das propriedades anticancerígenas do GLA estão em fase inicial e pesquisas mais aprofundadas são necessárias.
  • ele é excelente para a pele, evitando o envelhecimento precoce, as rugas e “pés-de-galinha”, e ainda como clareador de manchas adquiridas com a exposição solar!